quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

O tal do Barcelona

Ô time danado, rapaz...

Comecei a me afeiçoar ao Barça em 1991/92, quando o Romário foi pra lá jogar, depois de passear e fazer chover no PSV Eindhoven, da Holanda, time até então desconhecido, pelo menos pela minha humilde pessoa.
Do lado do baixinho jogavam dois craques: o dinamarquês Michael Laudrup, que era camisa 10 e distribuidor de jogadas; e o camisa 8, Hristo Stoichkov, cracasso também, habilidoso meia esquerda avançado que levou a inexpressiva Bulgária às semifinais da Copa de 94, nos EUA.
Nessa temporada, 91/92, o Barça ganhou o campeonato espanhol e a Champions League, só perdendo pro São Paulo na final de clubes, com dois gols do Raí.
E vale lembrar que o time do SP nessa época era indigesto.
Mas o papo aqui é o Barça.

Voltando, então, meu respeito por esse time vem de longa data, é o time que eu escolhi pra ver jogar na minha temporada morando fora, e foi um dos maiores triunfos da minha viagem, entrar no Camp Nou, gigantesco, arriscando dizer que seu tamanho periférico é comparável ao Maracanã.
Mas a limpeza e a beleza do bairro que circunda o estádio são invejáveis: apartamentos de luxo, casas lindas, linhas de metrô pra todo lado, ônibus pra cidade inteira e um clima de calma que chegou a me incomodar, já que estou habituado com a tensão que temos nos jogos no Brasil.
Mas enfim, que experiência!

Me empolguei a escrever sobre isso porque acabo de assistir o Barça vencer o Atlante, do México, por 3 a 1, pelo mundial de clubes em Abu Dhabi.
Que passeio, Messi e Ibra esbanjando categoria; o garoto Pedro sempre decisivo, Iniesta, Dani Alves, a segurança do Valdez...rapaz, que time miserável de bom!

*Pra completar, narração e comentários do Luiz Carlos Junior e Lédio Carmona, respectivamente.
A dupla que mais me agrada nas transmissões de futebol atualmente, e que, torço, cheguem logo à Rede Globo para narrarem com mais frequência, além do que, permitiriam que o Galvão aposentasse, porque tá duro aturar o mala secando até sorteio de grupos da Copa do Mundo, ?



Visca el Barça!

2 comentários:

  1. Verdade Vitor,um grande campeão e além de tudo é o maior rival do Real Madrid!(sem ressentimentos).
    /+/

    ResponderExcluir