quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Coisas do primeiro mundo...

Parece sacanagem, mas não é, eu afirmo por experiência própria que não é.

Um parque de diversões no Condado de Surrey, na Inglaterra, proibiu as pessoas de levantarem os braços durante seus passeios na montanha-russa, sob acusação de que o mau cheiro, causado tanto pela adrenalina quanto pela falta de higiene, está incomodando alguns frequentadores.
Os portadores dos piores odores são abordados educadamente por um membro do parque e são pedidos para passarem desodorante, que o próprio local fornece.

Diz que você não iria embora pra casa imediatamente caso fosse abordado?
Eu teria vergonha de sair de casa.

Há quem diga que é jogada de marketing dos proprietários do local...mas que tipo de marketing suicida é esse?

Por outro lado, acredita-se ser mentira ou exagero.
Eu afirmo que não é.

Os europeus tomam, se muito, um banho por dia em média, muitos trabalham suados; o transporte público, de ótimo nível, diga-se, carrega uma "inhaca" consigo que é muito incômoda, impossível não se sentir mal.
Na minha temporada lá, quando verão estava chegando, o primeiro-ministro da época, Tony Blair, saiu na capa do The Guardian, jornal de muita credibilidade, pedindo que os britânicos se banhassem antes de sair de casa nos dias mais quentes, para tentar evitar mal estar.
Achei que era brincadeira, mas não era: é muito fedor!
Ir trabalhar com mau cheiro logo de manhã cedo é desanimador, e sair do vagão do metrô dá uma sensação de alívio inacreditável!

Nós temos muito que aprender com o primeiro mundo, isso é indiscutível: questões de respeito ao cidadão, cobranças aos políticos para exigir nossos direitos, lutarmos contra corrupção, etc.
Mas, em contra-partida, eles podiam aprender conosco a ter um mínimo de bom senso.

Banho é fundamental, pelo amor de Deus!

Um comentário: