sexta-feira, 14 de maio de 2010

Frota de carros produzida maior que nos EUA.

Dando uma de economista corneteiro, vamos lá.

A frota brasileira ultrapassou nessa semana o numero de carros produzidos nos EUA, que possuem cerca de 300milhões de habitantes, ou seja, um Brasil mais metade, praticamente.

Bom sinal? Sim, é.

Se produziu-se mais, trabalhou-se mais, menos gente está desempregada, a economia girou, os efeitos da crise mundial têm efeitos mais contidos aqui no Brasil, a nossa frota se renova, o povo mostra poder de compra e o Molusco tem 80% de aprovação, e eu acho que boa parte desta seja até merecida. (Mas não voto nele de novo, nem em ninguém que ele apoie, mas outro dia eu toco nesse assunto de política.)

Mau sinal? Sim, também.
Você vai achar brincadeira, mas não é.
Quem conhece Paraíba do Sul, cidade pacata que eu tanto adoro, tente entrar na cidade, cruzando a pista, como deve ser, entre as 18 e 18:30 horas.
Você fica coisa de 5 minutos.
Não é piada, mas quem, como eu, foi nascido e criado aqui, sempre viu um trânsito nulo na cidade em dias comuns, hoje não consegue entrar em esperar; não consegue estacionar o carro no centro da cidade (em Três Rios é muito pior!), desvia de motoqueiros cortando por todos os lados e etc.
Longe de ser o caos, não estou doido, mas muito diferente pra quem não está habituado a ver isso em Paraíba.

Mas o fato dos carros estarem em números muito maiores nas ruas é mais sentido (muitíssimo mais sentido, na verdade) em médias e grandes cidades.

Juiz de Fora pára na Rua Santos Antônio a partir das 16 horas; você leva meia hora para fazer caminhos que poderia fazer em 5 minutos caminhando, daí de eu ir quase sempre a pé pra aula; no Rio de Janeiro então...meu Deus!

Não tem mais hora do rush...é dia de rush!
O dia inteiro, e isso somado às obras em todas as vias de acesso, a quantidade de carros assusta; há engarrafamento em todos os lados, toda hora e todo dia!

Hoje em dia eu vou ao Rio pelo menos uma vez por semana, e sei que vou me irritar.
Não adianta madrugar na estrada, como antes adiantava, porque hoje você vai demorar a chegar no seu destino de qualquer jeito...e haja paciência!

É legal uma pessoa trabalhadora ter carro?
Lógico, é um dos prêmios pra esse povo tão trabalhador que é o nosso!
Agora, é mais negócio, pelo menos na minha forma de enxergar, dar mais possibilidades de transporte de massa (públicos) de qualidade, pontuais e seguros.

Sei que é meio utópico isso, a não ser que os projetos Rio 2014 e 2016, por exemplo, realmente emplaquem e cumpram tudo que prometem, mas eu ainda não acredito mesmo.

Gente, Paraíba do Sul tem fila para se entrar na cidade...é possível se visualizar isso?
Entre na cidade no horário que citei acima e confira você mesmo!


*Nem pense em ser apressado, entrar rápido e ser malandro, porque a PRF está de olho em todo mundo, e a multa é cortesia da casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário