segunda-feira, 22 de junho de 2009

Descobriram a pólvora!


Que o futebol está diretamente ligado à violência desde os anos 70/80, a gente sabe.
Que as torcidas organizadas fazem festas lindas, batem palma, abrem bandeiras gigantescas, coreografias lindas, músicas de exaltação e emoção, também sabemos.
Assim como esses mesmos "artistas" fazem atos de vandalismo e violência deliberada, saem no tapa uns com os outros e até entre eles mesmos, quebram ônibus e assaltam cidadãos que não têm nada a ver com isso.

Em três frases acima eu não disse nenhuma novidade, disse?
Mas agora vou dizer...

Está na Uol um debate entre especialistas de segurança pública e pessoas ligadas ao esporte sobre a possibiliade de, em clássicos ou jogos de grande apelo, termos apenas uma torcida no estádio, a mandante.
O visitante se contentaria em assistir pela televisão.

Até soa bem, se não soubéssemos que é apenas um paliativo, mais um tapa-buraco para enrolar os anfitriões e os visitantes da Copa de 2014.

Você que vai em jogos de futebol, eu vou há mais de vinte anos, sabe distinguir de longe os grupos que podem causar problema; a hora que chegam, aonde se encontram e se juntam para irem em "bondes" de até 5 mil pessoas.
Eu sei, você sabe...mas as autoridades não sabem?

Se você é policial e avista um delinquente, você o prende e pronto.
No futebol isso não acontece.

Estamos falando de bandidagem, rebeldes sem causa, pessoas que enchem o peito pra dizer que matam ou morrem pra defender seus times, ou seja, gente alucinada.
Trocando em miúdos, vagabundos.

Não estou me referindo às organizadas em específico apenas, mas em torcedores comuns também, que quebram patrimônio do clube quando há derrota, que agridem torcedores rivais pelo grande crime de torcer por outro time, e coisas assim.

A Inglaterra tinha problemas absurdos com hooligans no fim da década de 80 e início da de 90.
O que fizeram?
Modernizaram tudo: colocaram câmeras em tudo quanto é lado, prenderam os baderneiros, estipularam sentenças pesadíssimas para desordeiros e vândalos. Hoje temos o campeonato mais lucrativo e emocionante do mundo na Inglaterra, mesmo tendo times e jogadores horríveis no meio, incapazes de acertar passes de 3 metros.

Sigam o bom exemplo, encarem o problema de frente, não proibam o torcedor pacífico de ir à campo e "cantem" sucesso, pois é enganação pura.
Os bandidos, se não tiverem com quem brigar, brigarão entre eles próprios, como já cansamos de ver.

Mais um caso de embromação pública descarada...e quem dera que fosse só no futebol isso, ?

2 comentários: