quarta-feira, 24 de junho de 2009

Hipocrisia.com

O Ato Secreto virou o termo da moda.
São as decisões políticas tomadas "às escuras", na moita, como dizemos em Paraíba; atos que deveriam ser votados e publicados, pois estamos falando de cargos públicos, nessa crise atual, cargos públicos do Senado brasileiro, presidido pelo velho de guerra José Sarney, do PMDB.

Vale ressaltar que não tenho partido político de preferência, acho todos hipócritas da mesma forma, mas cada qual com seu discurso diferente, que no fim das contas, darão no mesmo.
Excluindo dessa linha o PSOL e PSTU, que têm filosofias diferentes, mas não sou fã de nenhum dos dois.

Esses atos secretos se relacionam aos mais variados assuntos no Senado, como contratação, aumentos salariais dos próprios votantes (que absurdo!), privilégios, regalias, ajudas de custo e etc.

Li no site da Folha que ao menos 250 nomeações de cargos de confiança foram feitas através do ato secreto.
Mais: 663 medidas foram tomadas desde 1995 usando deste recurso, incluindo decisões administrativas, aumento de benefícios, exonerações e mudanças de cargo.

A Mesa Diretora do Senado resolveu anular, até hoje, apenas um dos 663 atos secretos, que é o que é a medida que estendera de forma vitalícia os planos de saúde dos diretores-gerais da Casa.

Bem, hora de pitaco.
Nomear uma pessoa da sua confiança não é nada demais, contanto que a pessoa seja competente, eu vejo com bons olhos.
Por exemplo, se você precisa de um assessor, e seu vizinho é tanto competente quanto de sua confiança, eu não vejo porque não contratá-lo, pagando a este um salário justo, não a casa de R$ 26 mil reais, somados todos os benefícios, como li ontem a noite numa matéria na Globo.com.
Nomear uma modelo fotográfica para um cargo de recursos humanos, apenas como exemplo, não parece a decisão mais sábia para ser tomada, a não ser que esta além de modelo, seja interessada e competente em RH.

Enfim, tudo é aceitável dentro de um limite, com uma pitadinha de bom senso.

Agora, pra fechar: será que esses atos secretos são tão secretos mesmo?
Será que são tão secretos a ponto de ninguém saber, reparar que tem coisa errada, que estão "mamando na teta" do Governo?, que o nosso dinheiro de impostos (que nunca acabam!) estão sendo usados para enriquecer cada vez mais pessoas corruptas e seus aliados, se é que não temos fantasmas nesse meio?
Será que o Sarney, nosso presidente eleito em 1988, político de longuíssima data, não sabe de nada?

Ou eles são muito inocentes, ou são muito espertos, já que sabem, e nós também sabemos, que isso vai dar em uns afastamentos ou outros, mas que estruturalmente, nada vai mudar.

Como diria o Robin, no seriado antigo: "Santa hipocrisia, Batman..."

É uma perspectiva pessimista e triste, eu sei, mas temo que seja mais que realista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário