segunda-feira, 29 de junho de 2009

No, they can't.

Actually, they almost could, but they didn't.

Depois de um primeiro tempo aberto e elétrico, com um contra ataque de Hollywoodiano, que acabou no segundo gol americano, os EUA foram pro vestiário com 2 a 0 no placar, numa situação que nem os Obanistas mais eufóricos não imaginariam, vencer o Brasil numa final de campeonato, seja ela qual for.

E isso seria totalmente normal, caso não fosse futebol o esporte em questão. Fosse ele Baseball ou Basquete, eles venceriam com folga, mas a banda não toca assim com a bola no pé.

Em um segundo tempo que vai dar muito debate, já já explico, o Brasil virou o jogo em 3 a 2 e selou mais um título da Copa das Confederações.

Aos pitacos:
1- Esse título pra gente é legal, é maneiro, mas é só um tira gosto pro que realmente importa, a Copa do ano que vem, lá na África do Sul também.
Nas vezes que o Brasil venceu essa Copa, foi mal na Copa do Mundo; na vez que foi mal, ganhamos no ano seguinte a Copa de 2002.
Isso é pura lenda, não me engana e o Brasil é, e sempre será, favorito pro ano que vem e pros outros.
Ainda assim me preocupo, e digo agora porque.

2- Maicon, Gilberto Silva, três volantes, Robinho jogando com nome + banco de reservas com Nilmar, Pato (que 0 vejo nada demais), Kléberson e Júlio Baptista, mas quem sempre entra são Daniel Alves, Lateral e Elano.
Esse somatório acima me faz desconfiar ainda, assumindo desde já que sou chato, da qualidade e capacidade de vencer a Copa no ano que vem.
Maicon é esforçado, mas não me agrada; Gilberto Silva é um cara que virou meu ídolo...em 2002! Sete anos depois a idade denuncia sua falta de preparo atual; Três volantes é muita vontade de se defender, mesmo com o Felipe Melo e Ramires sabendo tratar a bola, não me convence que esse esquema presta pra uma competição de melhor nível; deixar Nilmar no banco e não dar uma chance ao rapaz, sendo que o Robinho vem jogando pelo nome e só, é uma coisa que me daria muita raiva se eu fosse colorado ou ainda mais se eu fosse técnico do Inter.

Eu daria uma chance pro Daniel Alves de titular, testaria o Fábio Aurélio na lateral esquerda revezando com o André Santos, que é bola, daria aposentadoria pro Gilberto Silva desde já e colocaria o Kleberson pra jogar, pondo o Felipe Melo de 1o volante, liberando mais tanto o próprio Kléberson quanto o Ramires, já que o Dunga não vai abandonar os três volantes, sem dúvida.
Deixaria o Robinho de castigo até ele deixar de ser presepeiro e jogar mais objetivamente, com menos firula.


3- Boas notícias? Sim, há.
Confirmação de que o Julio César não é só o melhor goleiro do mundo, ele é o primeiro, segundo e terceiro melhor do mundo, depois vem Buffon, Cech e coisa e tal.
O Julio sobra.
O mesmo digo do Kaká, cada vez mais maduro, coletivo e forte, come a bola e não deixa sobremesa pros outros. Na minha opinião, melhor do mundo na linha, deixando Ibra, Cristiano Ronaldo, Messi e companhia limitada no chinelo.


Então, dentro da minha ignorância no futebol, vejo que tanto esse esquema quanto filosofia citados acima (no pitaco 2) são eficazes, funcionaram e deram título, parabéns pra comissão técnica.
Temo que nem sempre isso nos dê sucesso, mas como contra fatos, teoricamente, não há argumentos, comemoremos a vitória de ontem, e que seja mais uma em muitas que virão ainda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário